O que é a Fatura da Nota Fiscal pela Fábrica | Quanto Tempo leva

postado em: Informativo | 0
Fatura da Nota Fiscal pela Fábrica | Quanto Tempo leva
Fatura da Nota Fiscal pela Fábrica | Quanto Tempo leva

Quanto tempo leva em média a Fatura da Nota Fiscal pela Fábrica, depois da Concessionária ter feito o Pedido do Carro?

 
Muita gente talvez não saiba, mas o carro comprado com Isenções de Impostos pela Pessoa com Deficiência é comercializado dentro da modalidade de Venda Direta. Em resumo, apesar de você estar comprando o carro na Concessionária, nesta modalidade ela tem o papel de intermediária no processo de compra. A venda é direta pois você não compra o carro com eles, e sim com fabricante do automóvel.
 
Numa venda normal, você recebe após a compra do automóvel duas notas fiscais. Uma cópia autêntica da transação entre o Fabricante e a Concessionária e uma original, da transação entre a Concessionária e o comprador do carro. Na venda direta para a Pessoa com Deficiência, só existirá a Fatura da Nota Fiscal pela Fábrica diretamente ao comprador do carro.
 
Como começa o processo de faturamento?
 
Ele se inicia quando a Pessoa com Deficiência ou seu Representante Legal entrega as Cartas de Isenção (autorizações do fisco para o desconto dos impostos) ao responsável pelas Vendas Diretas da Concessionária onde se deseja compra o carro.
 
Por que a emissão da Nota Fiscal não é feita na hora?
 
Porque a Concessionária ficará responsável pelo envio dos documentos do comprador junto com as Cartas de Isenção para o Fabricante. Após o recebimento, o Fabricante levará um tempo para analisar a documentação enviada e providenciar o faturamento do carro. Para realizar a fatura do carro, também existirá o tempo necessário para que o automóvel encontre-se disponível para entrega.
 
Quanto Tempo leva o processo de Fatura da Nota Fiscal pela Fábrica?
 
Este tempo é influenciado por vários fatores. Pode ser influenciado pela demanda da Marca ou Modelo, filas de espera, lançamentos, veículos nacionalizados prontos, época do ano, recessos, greves, grade de produção, cor do veículo, etc..
 
Em geral, o tempo fica dentro da faixa de 30 à 90 dias, ou seja, um tempo médio de 45 dias. Porém já foram notificados casos de faturamento em apenas 15 dias, ou mesmo sofrer uma demora de até 180 dias. O problema da espera, é que esta pode ultrapassar a data de validade das cartas de isenção, o que implicaria em sua renovação e um novo tempo de espera. Ainda tem a questão do planejamento pessoal da Pessoa com Deficiência ou seu Representante Legal, no que diz respeito à venda do veículo antigo e administração dos recursos para o pagamento.
 
A boa notícia neste momento econômico que passamos, é que quase todas as montadoras estão com os pátios cheios, o que acaba ajudando na agilidade do faturamento. Já a má notícia é que devido à crise, dependendo da montadora, o tempo para o faturamento pode se tornar incerto e ainda mais elástico. Isso está acontecendo por exemplo com a montadora Honda. Fui notificado de um caso onde o comprador fez a solicitação do carro no dia 8 de maio, ou seja há 2 mês antes da edição deste artigo, e a montadora avisou que devido a férias coletivas, não possuem previsão de faturar a Nota Fiscal. Disseram que talvez no final de Julho, mas sem garantias.
 
Guarde esta Dica
 
Você Pessoa com Deficiência ou seu Responsável Legal deve se atentar sempre ao prazo de validade da emissão da Carta de Isenção do IPI. A partir da data de emissão da mesma, você terá até 270 dias para emitir a Nota Fiscal de seu carro. Fique atento!
 
Fonte: Despnet
 
 

Deixe uma resposta